sábado, 14 de fevereiro de 2009

E por aqui comemora-se o São Valentim


in Jornal Tribuna de Macau

São Valentim ou São Rafael?

A igreja católica romana da Grã-Bretanha veio assinalar que as preces dos solteiros que ainda não encontraram o seu parceiro devem ser dirigidas a São Rafael e não a São Valentim, santo dos casais já formados. De acordo com a lenda, São Rafael ajudou Tobias, que já perdera sete noivas em vésperas do casamento, a casar-se com Sara. Será portanto a este santo que se devem dirigir aqueles que procuram o amor.
A lenda de São Valentim, por seu lado, é algo dúbia, existindo inclusive dois mártires com o mesmo nome que terão morrido a 14 de Fevereiro. O conto mais corrente distingue um padre que, nos tempos de Claudius II, continuou a realizar casamentos mesmo após a sua proibição pelo imperador romano. Claudius considerava que se os jovens não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade no exército. Descoberto, preso, torturado e condenado à morte, Valentim recebeu no cárcere cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor. Uma das pessoas que o visitava era a filha do carcereiro que, sendo cega de nascença, terá recebido a visão após as múltiplas preces do sacerdote. Outra história conta que os dois se teriam também tornado amantes, tendo este escrito à apaixonada uma carta de amor que finaliza com “do seu Valentim”.
A comemoração a 14 de Fevereiro pode ainda estar relacionada com as festas pagãs de Lupercália. Dedicadas à deusa da fertilididade e do casamento romana, Juno, na conversão ao cristianismo terão ficado associadas a São Valentim, como aconteceu a outros dias marcantes do calendário religioso cristão.

C.G.


Sem comentários: