domingo, 17 de junho de 2007

Impacto Ambiental - Outros caminhos da fé cristã








“…Aproveita muito neste caminho, determinar-se a grandes coisas…ter confiança, e não pôr limites aos desejos, mas crer que, com a ajuda de Deus, se nos esforçarmos, poderemos chegar ao mesmo que muitos santos”

Estas são palavras de Santa Teresa de Ávila, também ela criança, adolescente e mulher como cada uma de nós, e delas podemos retirar vários ensinamentos: que enfrentamos um longo caminho e que temos que lutar para alcançarmos os nossos objectivos; que, com a ajuda de Deus, temos a capacidade inócua de construir grandes obras e alcançar honrosos feitos na vida, na fé e no amor para com os outros. Ela também foi jovem, teve sonhos e ambições, e no seu crescimento procurou também a sua vocação e um caminho perpétuo que pudesse trilhar sem arrependimentos. Não foi fácil. Encontrou bastantes espinhos, bastantes ilusões da vida mundana, perigos inconscientes de que se soube afastar. Na sua clausura carmelita escreveu inúmeras cartas e obras de amor a Deus e aos homens, testemunhos de fé e devoção que lhe valeram o título de doutora da Igreja. Hoje está eternizada junto dos santos e as suas palavras ainda inspiram e fortificam a alma de quem as ouve e nelas reflecte, fonte sadia de esperança para cada uma de nós.
Façamos então como ela que com coragem e determinação realizou os seus desejos. Porque tudo passa e Deus não muda! A paciência tudo alcança. Quem Deus tem nada lhe falta. E só Deus basta.

Sem comentários: