segunda-feira, 22 de março de 2010

Fim de Semana em Limpeza


Quem andou a limpar Portugal este fim-de-semana? Eu não andei - confesso - mas estive perto e também fiz a minha parte. Foi, no entanto, com algum desânimo que ouvi comentários do género "mandem para lá os do fundo de desemprego" ou "a minha cave é que precisava de ser limpa". Podem nem ser comentários sérios, mas demonstram um pouco da mentalidade que ainda percorre a nossa sociedade menos habituada a campanhas deste género. Ninguém me tira da cabeça que a história dos Ecopontos para as habitações só resultou por causa da publicidade.

Isto porque o Limpar Portugal era um movimento cívico, de consciencialização, que se pretendia um alerta para a necessidade de cuidar das nossas florestas. Os meios de comunicação falaram no assunto, parece que o Presidente da República passou duas horas a apanhar lixo, mas na véspera do último sábado encontrei várias pessoas que nem sabiam que o projecto se ia realizar.


O que falhou? Dadas as expectativas e mesmo o mau tempo, a iniciativa até foi considerada um sucesso. Mas faltou mais aposta na divulgação e um maior impacto nas televisões e internet. Não pude deixar de notar que para muitos tudo passou um pouco ao lado e o que ontem foi limpo hoje se não está igual, para lá caminha.


Enfim, vamos ter esperança nos resultados e no impulso da iniciativa. Se os pequenitos de 5/6 anos que vi nas matas de Ourém tiverem achado piada ao dia, por certo será o suficiente para que daqui para a frente se limpe Portugal muitas mais vezes.

Sem comentários: