segunda-feira, 8 de março de 2010

Depois da noitada do ano


Em jeito de resumo, para não me expandir muito como é meu hábito, aqui ficam algumas considerações sobre a Gala dos Óscares 2010.


1) A assinalar a abertura em tons clássicos, a lembrar os musicais de outras décadas, onde parecia que o Fred Astaire iria surgir a qualquer minuto

2) Alguns dos filmes que composeram o clip em homenagem aos filmes de terror eram um tanto questionáveis quanto à sua inserção no género (a Lua Nova, por exemplo, pode ter vampiros e lobisomens, mas vamos com calma...)

3) A homenagem aos desaparecidos do ano anterior estava um tanto mal realizada, o enfoque no guitarrista fez perder aos telespectadores a Memória de alguns nomes do cinema, como Patrick Swayze

4) A assinalar os discursos de Sandra Bulock e Mo'nique, momentos altos da noite

5) A banda sonora que acompanhava a entrada em palco dos apresentadores das categoriais esteve um mimo, com reminescências certeiras a Casablanca e Breakfast at Tyffanis, por exempo

6) Steve Martin e Alex Balduin (não tenho a certeza se está bem escrito) estiveram bem...mas podiam ter estado melhor

7) Nota negativa para a forma atabalhoada como apresentaram o melhor filme

8) Nota positiva para a caracterização de Ben Stiller na apresentação do óscar de melhor maquilhagem

9) Surpresa na vitória de "Estado de Guerra" como Melhor filme

10) No dia da Mulher, a assinalar a vitória da realizadora de "Estado de Guerra", pela primeira vez na história da Academia

11) Nota positiva para os comentadores da TVI, muito caladinhos, a comentarem exactamente nas alturas certas

12) Uma cerimónia em tudo inferior à do ano passado, desde o espectáculo aos nomeados (se é para escolherem 10 filmes, um pouco mais de bom gosto pedia-se)

4 comentários:

Sala Escura disse...

E não e que Sandra Bullock consegue a proeza de ganhar um Framboesa de Ouro e um Óscar, na noite seguinte? Para mim a interpretação de Bullock não foi nada de especial e você, o que acha?

Holly disse...

Oi. Confesso que ainda não vi o filme, mas das imagens a que tenho tido acesso, honestamente, a prestação dela não me parece diferente da de tantos outros filmes de cariz mais sério que ela tem feito ao longo dos anos. Marca uma presença e transmite uma mensagem, mas já a vi fazer semelhante.
É uma actriz que apesar de estar excessivamente associada às comédias românticas, tem um curriculo onde se encontram algumas pérolas. No leque das candidatas, acho que mereceu o prémio.

Roberto Simões disse...

Sim, de facto o comentador já leva alguns anos a fazer a transmissão, este ano falou menos mas nos momentos apropriados. Não esperava que ganhasse THE HURT LOCKER, como tantos. Penso que até AVATAR merecia mais o Óscar, por trazer alguma inovação. THE HURT LOCKER está bem feito, mas o argumento não é nada de mais e o filme em si não é nada extraordinário.
Ainda tenho esperanças de ver a Meryl Streep a ganhar mais um Óscar!
E sim, concordo, a apresentação do melhor filme foi assim meio apressada.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Holly disse...

Concordo contigo, sobretudo na parte do Avatar. Este ano foi um desastre para mim, quase não consegui ver nenhum dos filmes nomeados, mas realmente julqo que Avatar merecia mais o prémio. Hollywood adora surpresas deste género.