quinta-feira, 28 de maio de 2009

leituras...






Não vi o filme e comecei a ler o livro um pouco naquela de ter qualquer coisa leve para me entreter nas horas vagas. Acho que o termo "leve", no fim de contas, não será o mais apropriado para descrever "Revolutionary Road", romance de Richard Yates e que deu recentemente origem a um filme que juntou novamente Leonardo Dicaprio e Kate Winslet. Quanto ao filme, li críticas extremamente positivas e confesso que se ainda não vi a película foi por falta de oportunidade. No que respeita ao livro, parti um pouco às cegas, sem saber bem o que poderia esperar, se um romance bem feito se uma novela das mais rascas.
Um amigo, que entretanto também começou a ler o romance, disse-me que parecia que o autor falava connosco, ao mesmo tempo que nos mostrava aquele jovem casal em crise, não tanto no intuito de nos dar uma lição de moral, mas, talvez, uma lição de vida. 
Pessoalmente, encontrei nele um relato humano, puro e simples, de pessoas que partem numa aventura com as maiores expectativas e que, a pouco e pouco, sem se aperceberem muito bem como nem porquê, descobrem que as decisões que tomaram e as opções que foram obrigados a seguir não constituiram tanto a sua vontade, mas sim o desejo de alcançar um certo tipo de sonhos (reais ou não, pouco interessa) que os tornariam mais completos ou, pelo menos, mais satisfeitos com o inevitável correr da vida.
Não será o livro da insatisfação, será antes uma perspectiva sobre a natureza humana nas suas relações e a forma como determinadas decisões nos podem marcar de forma irreversível. 
A ler! Quer se tenha gostado ou não do filme.

Sem comentários: