quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Para quem ainda acredita em Contos de Fadas

The Fall







Já perdi da memória a primeira vez que vi o trailer de The Fall - Um Sonho Encantado. O tempo foi passando, passando, e não havia registo da sua estreia por Portugal, nem sombra sequer da sua existência na cerimónia dos óscares. Paciência, ficará para sempre na lista daqueles famigerados filmes que só posteriormente alcançam o estatuto merecido.

Uma história de encantar, uma fotografia lindíssima, um conto de fadas que talvez pudesse ter ido mais longe, mas que mesmo assim consegue arrebatar pela sua natureza e por uma imagem cativante, capaz de contar mil e uma histórias e outros tantos sonhos. Um daqueles livros dos Grim ou do Andersen que folheávamos em crianças, líamos e relíamos, permanecíamos horas a contemplar as imagens, não interpretavámos metade da sua moral, mas a qual permaneceria, eternamente, numa memória que se reaviva e apercebe, por fim um dia, dos factos do mundo. Até lá, o conto de encantar vive de palácios e de princesas, de vilões e heróis, e talvez de um final feliz...

Para quem já não acredita em contos de fadas, o filme encanta pela ternura da jovem actriz, que durante as rodagens ficou convencida que o protagonista era mesmo paraplégico. Ou ainda pela música, que em catarse nos recorda de que material somos feitos, os nossos medos e angústias, que aos olhos de uma criança se desdobram sempre em outras cores e em outros significados.

Um filme que vale a pena ver, mais que não seja pela experiência....

1 comentário:

Roberto Simões disse...

O DVD não foi lançado a não ser em mercado de aluguer, tenho a sorte todavia de ter um exemplar só meu.

É para mim um dos melhores filmes de sempre, um autêntico e original pedaço do éter, que sairá em DVD com a PREMIERE de Dezembro.

Para quem não tem o DVD ou não viu o filme, aí está uma oportunidade única de poder ter o filme só para si ;D

O filme é absolutamente extraordinário e também a mim me fascinou desde que vi o trailer pela primeira vez. Genial.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema