segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Descubra as diferenças III- Salaam

As novelas da Globo sempre tentaram dar um tom de universalidade ao temas que tratam, tanto devido à magnitude da distribuição desta forma de ficção, como método nacional de difundir cultura.
Glória Perez tornou-se, assim, na rainha da divulgação da multiculturalidade, desde a temática cigana, muçulmana até à indiana.

Bollywood é, literalmente, uma indústria em potência, superior a Hollywood. Estrelas como Amitab Bachan ou Arishwarya Rai são tratados como semi-deuses, o que se deve tanto à dimensão do país como ao nível sócio-económico da maioria de população.
Mas há qualquer coisa nestas produções que não me consegue conquistar. Talvez seja o nível da ostentação, talvez os números musicais tipo karaoke, talvez o facto de não estar habituada...

Há pouco tempo, passava na sic, a novela "Caminho das Índias", que retratava, de maneira, digo eu, algo estereotipada, a cultura indiana. Ao vermos os vídeos bollywodescos das músicas presentes na novela, não conseguimos deixar de achar que a autora limitou-se a transpor o que viu nas películas para o guião.

Talvez não. Talvez seja eu que já não aprecie as novelas como antigamente. De qualquer modo, descubram as diferenças...






Marta

Sem comentários: