quinta-feira, 25 de junho de 2009

E vão mais cinco

Óscares passam a ter dez nomeados para Melhor Filme 
in Público
O número de filmes candidatos ao Óscar de Melhor Filme vai passar, já na próxima edição da cerimónia, de cinco para dez, anunciou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Na 82ª cerimónia dos Óscares, em 7 de Março de 2010, haverá então o dobro do número de filmes nomeados para Melhor Filme, confirmou o presidente da Academia, Sid Ganis, citado pela "Variety".

"Após mais de seis décadas, a Academia volta, em parte, às suas origens, quando a competição era maior para a principal recompensa do ano", disse Sid Ganis numa conferência de imprensa, citado pela AFP. Nas décadas de 1930 e 40, a existência de dez nomeados para Melhor Filme era frequente. Em 1934 e 35 houve mesmo 12 candidatos a Melhor Filme. No ano em que se premiavam os filmes feitos em 1944, a categoria passou a acolher apenas cinco títulos.

"O resultado final, seguramente, será o mesmo", afiançou o responsável: no final, haverá apenas um premiado como Melhor Filme do ano. "Mas os finalistas desta corrida serão dez filmes de 2009 e não cinco". Dave Karger, da "Entertainment Weekly", assinala já que esta maior amplitude da selecção final poderá ajudar filmes tidos como "mais comerciais" a entrar nas listas do prémio maior dos Óscares, dando os exemplos passados de "O Cavaleiro das Trevas" ou "WALL.E" e antevendo que na próxima edição haja espaço para filmes como "Star Trek" ou "Up - Altamente".

Sid Ganis parece confirmar a opinião do colunista, ao dizer, citado pelo "Los Angeles Times", que "ter dez filmes nomeados vai permitir aos membros da Academia [que votam nos seus preferidos para a nomeação e vitória] reconhecer e incluir alguns dos fantásticos filmes que muitas vezes aparecem nas outras categorias dos Óscares, mas que ficaram de fora da corrida para o prémio de topo". 

Os filmes, actores e outros profissionais nomeados para os Óscares de 2010 serão conhecidos a 2 de Fevereiro. A entrega dos prémios máximos do cinema norte-americano, no Kodak Theater em Hollywood (Los Angeles), foi adiada para Março devido aos Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano decorrem entre 12 e 18 de Fevereiro e são transmitidos na televisão americana na NBC, sendo que a estação que detém os direitos televisivos dos Óscares é a ABC.

Os Óscares realizam-se em meados de Fevereiro desde 2004. Antes disso, a cerimónia decorria tradicionalmente em Março. Na década de 1920 começaram em Março e passaram os últimos anos em Fevereiro, muito para dar mais tempo aos filmes menos apoiados por estúdios endinheirados para brilhar, mas já se realizaram em Novembro ou Abril. Agora, pela segunda vez em cinco anos (o mesmo aconteceu em 2006 e também pelos Olímpicos de Inverno), voltam a aterrar em Março. 

Sem comentários: