terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Descubra as diferenças I- We all in this together

A adolescência, pode-se dizer, equipara-se aos anos da faculdade. Com efeito, têm leis próprias, normas independentes, regem-se por outros princípios e há uma escala hierárquica da qual não é possível escapar.
O mundo dos filmes e séries para adolescentes é, por isso mesmo, impossível de prever.
Eles têm os seus próprios ídolos, a sua própria música, as suas próprias histórias.
Mas não nos esqueçamos que os adolescentes de hoje são os adultos de amanhã e talvez seja por isso que filmes impensáveis hoje, sejam clássicos no futuro.

Se em 1978 "Grease" era um sucesso sem precedentes, que lançava John Travolta para o estrelato, podemos dizer que, nos nossos dias, High School Musical é o seu sucessor, atirando, também ele, um actor para o sucesso, neste caso Zac Efron.
O estilo é semelhante: uma série de músicas que ficam no ouvido, uns passinhos de dança a acompanhar, um rapaz popular que só quer conquistar a menina simples e esperta, que se mudou recentemente lá para aqueles lados. Ambos se conheceram nas férias e nunca pensaram tornar a ver-se. Ambos têm como principal dificuldade um bando de amigos que não os compreendem.
No entanto, se HSM apela para a integração do ser diferente, já Grease, vindo de uma outra era, defende mais um conceito de uniformização de costumes. Enquanto o primeiro se fica pelo stress do status, o segundo foca-se noutro tipo de problemas da juventude como a gravidez adolescente ou o insucesso escolar.

De qualquer forma, de maior ou menor compreensão, são sucessos absolutos, com direito a sequelas. No caso de HSM teve mesmo a honra de sair na tv directo para o cinema e, acho mesmo, de certo modo, injusto, as suas músicas terem sido esquecidas nos óscares 2009- chamem-se tola mas considero que daqui a 20 anos haverá mais pessoas a lembrarem-se do "Now or Never" do que do "Jai Ho".

A ver vamos... Ficam aqui umas cenas interessantes. Descubram as diferenças!







Marta

Sem comentários: