sábado, 3 de abril de 2010

A melhor cena de um Filme X - Fase Ridley Scott


Já alguém viu o Inadaptado?

Basicamente, trata-se de um filme com Nicolas Cage que traça um retrato (ficcionado?) do argumentista da película Being John Malcovitch. O personagem está a passar por uma forte crise de inspiração após este último êxito, não ajudando o facto de ter um irmão gémeo que com muito menos esforço faz melhor que ele, para além de ter uma vida social muito mais activa. Quando a película começa a caminhar para o fim, vemos o Inadaptado a procurar ajuda junto de um professor de guionismo, naqueles cursos quase instantâneos que oferecem as linhas básicas de como ter sucesso na área. O professor ouve pacientemente os problemas do personagem em adaptar um livro para o guião de um filme e diz-lhe, por fim, qualquer coisa do género: não interessa se a história é boa ou má, se os actores são ou não conhecidos, se a realização presta. Desde que exista uma frase que fique no ouvido e um final inesperado o filme é um sucesso! (perdoe-me quem conhece o filme melhor que eu, devem aqui existir alguns erros, mas a ideia é sobretudo esta).

Lembrei-me desta história ao ver pela enésima vez o trailer do mais recente filme de Ridley Scott, "Robin Hood", que apesar de alguns temores da minha parte (devido à já caducidade do tema, aquilo parece uma mistura de Braveheart+Gladiador+Reino dos Céus), estou em pulgas para que chegue ao cinema. Até ao momento, uma das coisas que se retira da história é que assenta sobre uma frase dita logo no início pelo protagonista: "Rise and rise again, until lambs become lions". A linha pela qual se rege o filme, digamos. Pensando no caso, reparei que este é um método muito usado pelo realizador para captar o interesse do público. Logo à partida poderíamos falar no "Gladiador" e o seu "not yet", mas o "rise and rise again..." fez-me lembrar outro trabalho do realizador.

Já aqui deixei uma vez este clip, mas uma vez que estou em fase Ridley Scott, aguardando pelo seu Robin Hood, deixo aqui a melhor cena de um dos meus filmes favoritos. Também ela com uma deixa que se torna no esqueleto de toda a obra.


"A never saw a wild thing feel sorry for itself..."

É certo que chavões que fiquem no ouvido não são característica única dos filmes de Ridley Scott, mas fica a ideia.

2 comentários:

Roberto Simões disse...

Por acaso não conheço esse GI JANE. Vale mesmo a pena? Por acaso já me tinha ocorrido o "rise and rise again"... a propósito do "Rise and rise again, until lambs become lions".

Não tenho expectativas especiais, mas quero muito ver este ROBIN HOOD.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Cláudia disse...

Oi. Não sei bem porque gosto deste filme, a verdade é que o comecei a ver sem quaisquer expectativas e tive uma boa surpresa. Sei, no entanto, que a crítica não morre de amores por ele. Enfim, se vires, vai ver como mais um filme de Ridley Scott, sem esperares nada de extraordinário. É daqueles que só gostas se te identificares de alguma forma com um ponto da história.